História

O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras, na pintura e na gravura.

Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. O desenho envolve uma atitude do desenhista em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimensionalidade ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade.

 

->Há desenhos simples onde é empregada pouca técnica e outros onde a sofisticação se faz presente. Atualmente, existem cursos técnicos e superiores direcionados ao desenho, quando são trabalhados todos os seus aspectos, criando assim profissionais capacitados na arte de desenhar.

Existe o desenho de projetos, onde é trabalhada toda estrutura e detalhe de uma construção, há também o desenho de composição pictórica, quando o artista expressa no papel situações que estão ocorrendo em tempo real, esse tipo de desenho é bastante utilizado em tribunais durante julgamentos, em que a presença de câmeras fotográficas ou algo do gênero não é permitida, os desenhistas tentam retratar de forma mais real possível todos os momentos e detalhes do julgamento, para que quando outras pessoas olharem o desenho tenham a sensação de que estavam presentes na cena.

 

esboço

 

Certos analistas da arte referem mesmo o desenho como base das artes visuais.
O desenho de esboço está sempre presente no atelier de quem projecta. É a partir dele que os pintores, arquitectos, designers, trabalham. Pensam, recolhem dados, fomulam hipóteses, projectam.
Cineastas, coreógrafos, cenógrafos, fazem constante uso dele no decurso do seu trabalho de concepção e nos projectos que elaboram.
O recurso ao desenho esquemático, ao esboço, é feito praticamente por todas as pessoas, quando individualmente ou em grupo, organizam raciocínios, factos, constatações, estudos, percursos e fases de trabalho.

 

síntese
 

 

O desenho para determinados fins de estudo como por exemplo na botânica, zoologia, etc., usa também este critério de eliminar alguns aspectos da forma observada e dar apenas realce aos aspectos que se querem transmitir. Omite deliberadamente alguns elementos fazendo uma síntese do que é considerado essencial no objectivo de estudo.
O artista desenhador também omite, consciente ou incoscientemente determinados aspectos da realidade que está a representar, tornando outros mais vincados.

Mesmo que uma imagem se aproxime imenso do facto ou personagem retratados, ela não é mais do que uma "ilusão" dessa realidade e como tal uma das representações possíveis dela. Neste sentido o desenhador faz uma síntese do que vê e representa apenas o que pretende transmitir.

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Patrícia Lima

manuela.j68@hotmail.com

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